Na mais recente criação de Jeff Hong, o candidato republicano substitui muitos dos maus da fita dos jogos da Nintendo, colocando-se à mercê dos heróis.
Corpo do artigo
Se não podes vencê-lo na vida real, dá-lhe uma tareia no mundo virtual. O pensamento de Jeff Hong, perito em animação que trabalhou em filmes como "Mulan", "Hércules", "Tarzan" e "A Nova Onda do Imperador", não deverá ter andado muito longe disto.
Hong decidiu substituir os maus da fita de alguns videojogos clássicos da Nintendo, como Donkey Kong, Bowser e Mike Tyson, por Donald Trump. Não gostou do último discurso do candidato republicano? Agora é fácil descarregar a fúria. Basta entrar na versão de Hong de "Mike Tyson's Punch-Out!!" e distribuir uns sopapos pelo republicano. Mas cuidado, também pode levar alguns em troca.
Os jogos funcionam na perfeição e estão pensados para crianças. Podem ser reproduzidos em dispositivos com acesso à Internet, compatíveis com o Adobe Flash, bastando para isso aceder ao site Trumptendo.
A Nintendo tem por hábito não gostar destas apropriações, mas Hong não teme problemas. "A lei permite-me um uso limitado do material protegido sem necessitar da permissão dos donos dos direitos", acrescentando ainda que "não deixa de ser uma paródia, um convite à crítica social. Não vou utilizar estes jogos para fazer dinheiro".
O animador diz que o propósito do jogo é apenas parodiar Trump, fazer com que este seja o mau da fita. Mas, com medo que o público pensasse que poderia estar a favor do candidato republicano, Hong decidiu também utilizar Bernie Sanders em alguns jogos, para que se perceba que é tudo uma piada contra Trump.
Hong demorou cerca de um mês a criar os jogos, mas nunca pensou que o impacto fosse tão grande. Agora, confessa temer a reação dos apoiantes de Trump, depois de saber que a artista Illma Gore, que pintou um retrato provador de Trump, foi agredida na rua. "Fascina-me profundamente que um número tão grande de pessoas apoie este tipo".