Euclides Tsakalotos: é este o homem que vai coordenar a equipa de negociadores da Grécia com os parceiros europeus, tirando palco a Yanis Varoufakis.
Corpo do artigo
Tsakalotos é vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e, com esta alteração, a Grécia procura dar um novo impulso ao impasse nas negociações com os parceiros europeus.
A postura inflexível de Varoufakis começou a dar alguma fragilidade à Grécia nas negociações com a Europa.
Athena Korlira, chefe de redação da Rádio Internacional de Atenas, encontra aí a explicação para esta decisão do Governo de Tsipras de fazer avançar Euclides Tsakalotos na frente de batalha das negociações: "Ele está a encabeçar a negociação porque há descontentamento por parte do parceiros europeus em relação à resistência do Sr. Varoufakis em fazer compromissos".
Para além disso, acredita Athena Korlira, o perfil deste economista que estudou em Oxford, será mais do agrado dos membros do Eurogrupo, porque "ele é mais discreto, mais low profile".
"Não se sabe se vai estar mais aberto aos compromissos que estão a ser pedidos, mas em todo o caso não é alguém que goste de publicidade, que goste de holofotes. E isso é algo que os parceiros europeus preferem", sublinha a jornalista grega.