O líder da oposição do Zimbabué, Morgan Tsvangirai, vai assinar o acordo para o estabelecimento de conversações formais para pôr fim à crise política no país, afirmou fonte do MDC. O presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, vai acompanhar a assinatura do documento.
Corpo do artigo
O líder da oposição do Zimbabué vai assinar o acordo para o estabelecimento de conversações formais com o objectivo de pôr um fim à crise política neste país, afirmou fonte do Movimento para a Mudança Democrática (MDC) à Reuters.
Esta fonte, que falou sob a condição de anonimato, disse no entanto, que Morgan Tsvangirai ainda se irá reunir com a liderança do seu partido antes da cerimónia de assinatura deste acordo.
Entretanto, o presidente da África do Sul já chegou a Harare para acompanhar a assinatura deste acordo entre o partido de Robert Mugabe e a oposição zimbabueana.
Segundo um correspondente da Reuters, Thabo Mbeki, que mediou as conversações entre as duas partes, foi recebido por Robert Mugabe à sua chegada ao aeroporto da capital do Zimbabué.
O acordo que será assinado esta segunda-feira deverá apenas ser o início de um longo processo negocial, uma vez que quer Robert Mugabe, quer Morgan Tsvangirai exigem ser reconhecidos como o presidente legítimo do país.
A crise económica no Zimbabué resultou no aparecimento de milhões de refugiados e tornou um país próspero num país com uma inflação galopante de pelo menos dois milhões por cento ao ano.