O super tufão Haiyan, que atingiu o centro do arquipélago das Filipinas na sexta-feira, poderá ter provocado 10.000 mortos apenas na ilha de Leyte, anunciou hoje a polícia regional.
Corpo do artigo
«Tivemos uma reunião ontem à noite com o governador e com base nas estimativas do Governo, para já, existem cerca de 10.000 vítimas», disse Elmer Soria, chefe da polícia regional aos jornalistas presentes em Tacloban, a capital devastada da província de Leyte.
[youtube:7z2qZHhRk7I]
[youtube:DqK8snpE1RE]
O número de vítimas da tempestade que registou ventos médios de 235 quilómetros por hora e com rajadas a subirem até aos 315 quilómetros por hora é, no entanto, ainda muito provisório dado que as equipas de socorro estão agora mais concentradas em Leyte e não há ainda dados fiáveis doutras zonas da região, apesar da maioria das vítimas poder estar concentrada nesta região do centro das Filipinas.
O Pentágono e a União Europeia anunciaram ontem que vão disponibilizar ajuda às Filipinas.
A tempestade, a mais forte a atingir o planeta em 2013, dirigi-se para o Vietname onde as autoridades com o apoio de equipas especializadas como a Cruz Vermelha estão a deslocar as populações mais vulneráveis à tempestade para locais seguros.
Até agora, mais de 600.000 pessoas foram deslocadas de suas casas.