A ofensiva turca já leva pelo menos 10 quilómetros em solo sírio e vai prosseguir até que as milícias curdas recuem para lá do rio Eufrates, a uma distância segura da sua fronteira a sul.
Corpo do artigo
O ministro da Defesa de Ancara garante que o controlo da cidade de Jarablus, na Síria, um importante reduto do Daesh, foi tomado na quarta-feira, estando nesta altura em curso uma operação de limpeza. Os combatentes do Daesh deixaram a cidade, sem que haja indicações de grande resistência.
Esta manhã, entraram mais 10 tanques na Síria, apoiados no ar pelos Estados Unidos, na operação "Escudo do Eufrates". Ancara sublinha que não pediu este apoio aos Estados Unidos, mas o ministro dos Negócios Estrangeiros, em entrevista à cadeia de televisão NTV, admite que está a ser útil.
A ofensiva turca vai prosseguir até que as milícias curdas recuem para lá do rio Eufrates, no norte da Síria, a uma distância segura da fronteira com o sul da Turquia.
Agora que tem apoio de viva voz da Casa Branca, manifestado sem espaço para dúvidas durante a visita de Joe Biden, o vice-presidente dos Estados Unidos, à Turquia, o país calcula que a missão deva durar pelo menos mais uma semana.
A operação já fez dois mortos e dois feridos entre os rebeldes sírios.