O Presidente da República disse, esta segunda-feira, dia em que chegou a Ancara, que a sedução é a palavra-chave para a Turquia acelerar o processo de entrada na União Europeia.
Corpo do artigo
O tema da conversa informal, ainda no avião, era a adesão da Turquia à União Europeia e Cavaco dizia que os turcos tinham que fazer o mesmo que os portugueses andaram a fazer durante sete anos: seduzir a Europa para conseguir entrar no clube.
Para Cavaco Silva, Ancara tem que conseguir convencer a Alemanha, a França e a Áustria, países que têm levantado alguma resistência a essa adesão. Para tal, a Turquia deve cumprir algumas prerrogativas, como o Protocolo de Ancara, que a obriga a abrir os portos ao Chipre, país que a Turquia teima em não reconhecer como um estado independente.
Mal aterrou, Cavaco encontrou-se com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, a quem o chefe de Estado português terá certamente transmitido o apoio de Portugal para que a Turquia se junte aos 27. Nesse audiência, o Presidente da República terá recomendado paciência ao executivo de Ancara.
De acordo com Belém, foram discutidas as relações bilaterais nas suas várias vertentes e houve uma consonância de pontos de vista quanto à forma de promover o reforço dessas relações.
A agenda internacional também esteve em destaque, com troca de opiniões sobre a situação no Médio Oriente, no Afeganistão, no Paquistão, em África e na América Latina.