O país já administrou 50 milhões de doses, metade da população já está vacinada. Governo turco espera exemplos internacionais para avançar com vacinação dos mais novos.
Corpo do artigo
Ajudada pela chegada de milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNtech, a vacinação contra a Covid-19 na Turquia tem decorrido de forma rápida nas últimas semanas.
No final de junho os jovens com mais de 18 anos começaram já a ser vacinados, numa tentativa também de preparar já a reabertura das universidades em setembro.
Mais recentemente, a idade para poder levar a vacina foi baixada para os 16 anos. Mas este é o último grupo etário para o qual existe um plano de vacinação. Abaixo dessa idade a questão ainda está a ser debatida.
  TSF\audio\2021\07\noticias\15\joao_duarte_vacina_turquia
    
Um dos membros do Conselho Cientifico para o Coronavírus, que aconselha o Ministério da Saúde turco, afirmou recentemente em declarações à agência de notícias turca Demiroren que uma das possibilidades para as crianças poderia passar por administrar uma dose mais fraca da vacina, ou se forem necessárias duas doses fazê-lo com um maior período de intervalo.
Mas oficialmente nada ainda está decidido, e a posição das autoridades de saúde, para já, é a de esperar para ver. A Turquia diz estar a monitorizar o que está a ser feito nos outros países em relação às crianças para depois tomar uma decisão.
Até agora, a Turquia já administrou mais de 60 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. Quase metade da população já tem pelo menos a primeira dose.
Mas com o feriado religioso do Eid Al-Ahda a prolongar-se por vários dias durante a próxima semana, o aumento de deslocações para as férias de verão e a variante Delta a ganhar terreno, as autoridades temem uma nova subida de casos nas próximas semanas.
Também por isso, a Turquia já começou a dar uma terceira dose da vacina a profissionais de saúde e pessoas com mais de 50 anos.
  13940447