A televisão francesa TV5Monde, alvo de um ataque informático na quarta-feira, reivindicado pelo grupo designado Estado Islâmico, expôs durante uma entrevista em direto as passwords da televisão para o Youtube, Twitter e Instagram.
Corpo do artigo
A gaffe do canal de televisão francês está a ser qualificada de «embaraçosa» por alguns jornais online e nas redes sociais.
Durante uma entrevista no programa "13 Heures France 2", um dos editores da TV5Monde foi colocado em frente a uma parede onde se podem ver post-it com as passwords do canal para o YouTube, Twitter e Instagram.
O descuido aconteceu após o ataque informático de quarta-feira, reivindicado pelo grupo designado Estado Islâmico. O ataque aconteceu pelas 22:00 (21:00 em Lisboa) e todas as emissões do TV5Monde foram interrompidas durante três horas.
Os piratas tomaram também o controlo das páginas na Internet e nas redes sociais Facebook e Twitter e publicaram documentos na página da TV5Monde no Facebook, alegando tratar-se de dados pessoais de familiares de soldados que participam nas operações contra o grupo.
O TV5 Monde, com sede em Paris e criado em 1984, chega a mais de 257 milhões de casas em mais de 200 países, pelo que figura como a segunda maior rede televisiva, a seguir à norte-americana MTV.