A União Europeia (UE) apoia qualquer iniciativa que tenha como meta encontrar uma solução política para o conflito no Leste da Ucrânia, disse hoje a chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini, sobre diligências franco-alemãs em curso.
Corpo do artigo
«A UE apoia todas as iniciativas que tenham por objetivo encontrar uma solução política para o conflito no leste da Ucrânia. Os esforços da chanceler Angela Merkel e do Presidente François Hollande - e as visitas a Kiev e a Moscovo que anunciaram - vão claramente nesta direção», disse Mogherini, em comunicado.
A Alta Representante para a Política Externa e Segurança da União Europeia adiantou ainda que a UE «está unida no recurso a quaisquer meios disponíveis para facilitar uma solução política, quer exercendo pressão quer dialogando».
O Presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, viajarão hoje para Kiev e estarão na sexta-feira em Moscovo para encontrar uma solução para a crise na Ucrânia.
«Decidi viajar esta tarde para Kiev com Angela Merkel para fazer uma nova proposta sobre o conflito, com base na integridade territorial da Ucrânia», anunciou Hollande durante a sua conferência de imprensa semestral.
O chefe de Estado francês adiantou que, juntamente com a chanceler alemã, se reunirá hoje em Kiev com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, e na sexta-feira em Moscovo com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.
«Devemos tentar tudo pela paz», declarou Hollande ao anunciar a visita relâmpago, que coincide com uma deslocação a Kiev do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, que também se reunirá com Poroshenko. Um dos assuntos a abordar por Kerry é a possível entrega de armas por parte dos Estados Unidos ao governo ucraniano para enfrentar os separatistas pró-russos no leste do país.