Ucrânia disposta "a tudo" para alcançar paz. "Delegação de alto nível" em negociações com EUA na Arábia Saudita
Em declarações à TSF, o major general João Vieira Borges refere que se trata de uma reunião da qual poderá sair um entendimento para um cessar-fogo, até pela qualidade das duas delegações
Corpo do artigo
A Ucrânia está disposta "a fazer tudo para alcançar a paz" e negociar o fim da guerra com a Rússia, afirmou, esta terça-feira, um conselheiro do Presidente Volodymyr Zelensky, na abertura das conversações com representantes norte-americanos na Arábia Saudita. Em declarações à TSF, o major general João Vieira Borges, coordenador do Observatório de Segurança e Defesa da Sedes, acredita que se trata de uma reunião da qual poderá sair um entendimento para um cessar-fogo, até pela qualidade das duas delegações.
"É uma delegação de alto nível que já foi fazendo contactos. Há um esforço muito grande da Ucrânia, não só na sequência do acordo das terras raras, mas na apresentação de um projeto que é o cessar-fogo parcial na questão da utilização dos mísseis de longo alcance e dos ataques a infraestruturas civis e as próprias operações no Mar Negro. É mais uma cedência e é mais uma proposta objetiva no sentido da paz", explica à TSF o major João Vieira Borges, que nota uma "mudança na Administração norte-americana"
"Essa mudança implicou um novo sentido de urgência em todo este processo. A questão da soberania, tal como os compromissos assumidos em termos internacionais, já não são sólidos como eram", acrescenta.
As conversações entre delegações da Ucrânia e dos Estados Unidos sobre a eventual negociação de uma trégua com a Rússia decorrem na cidade saudita de Jidá.
A diplomacia de Kiev deu conta do início das conversações com a divulgação nas redes sociais de um pequeno vídeo em que se viam funcionários ucranianos a entrar na sala de negociações. Os chefes da diplomacia norte-americana, Marco Rubio, e ucraniana, Andriy Sybiga, participam na reunião.
As conversações ocorrem numa altura em que o Presidente norte-americano, Donald Trump, aumentou a pressão sobre a Ucrânia para pôr fim à guerra que começou com a invasão russa do país em fevereiro de 2022.
Yermak congratulou-se com o que descreveu como o início construtivo da reunião com a delegação norte-americana.
"A reunião com a equipa americana começou de forma muito construtiva e estamos a trabalhar para estabelecer uma paz justa e duradoura", disse Yermak nas redes sociais.
Os negociadores ucranianos levaram a Jidá uma proposta de uma trégua no ar e no mar com Moscovo, segundo disse um alto funcionário ucraniano à AFP.
"Estas são as opções de cessar-fogo que são fáceis de pôr em prática e de controlar, e é possível começar por elas", acrescentou a mesma fonte, que pediu para não ser identificada.
O objetivo das conversações é "definir um quadro para um acordo de paz e um cessar-fogo inicial" entre a Rússia e a Ucrânia, de acordo com o enviado dos Estados Unidos para o Médio Oriente, Steve Witkoff.
Trata-se das primeiras conversações entre ucranianos e norte-americanos desde a visita de Zelensky a Washington, no final de fevereiro, que deu origem a um confronto verbal com Trump e o vice-presidente JD Vance perante a imprensa e o mundo inteiro.
Desde então, Washington suspendeu a ajuda militar a Kiev e a partilha de informações, uma consequência notável da transformação das relações entre os Estados Unidos e a Ucrânia desde o regresso de Trump à Casa Branca (Presidência), em janeiro.
As conversações realizam-se num dia em que a Ucrânia realizou o maior ataque com 'drones' desde o início da guerra e a Rússia reivindicou a reconquista de mais localidades ocupadas por tropas ucranianas na região russa de Kursk.