A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) anunciou hoje que perdeu o contacto com uma equipa de quatro elementos na cidade rebelde ucraniana de Donetsk.
Corpo do artigo
«A equipa estava a fazer uma patrulha de rotina a leste de Donetsk quando o contacto foi perdido [na segunda-feira à noite)», indicou a OSCE, sediada em Viena, num comunicado sobre este último incidente.
«Não conseguimos restabelecer a comunicação até agora», prosseguiu a organização, acrescentando que está em contacto com o Governo e com as autoridades regionais para tentar localizar a equipa.
Segundo uma fonte oficial citada pela agência de notícias francesa, AFP, os quatro membros internacionais da Missão de Monitorização Especial da OSCE -- um dinamarquês, um estónio, um turco e um suíço -- foram retidos num posto de controlo no leste da Ucrânia 40 minutos antes de o contacto com eles ter sido perdido.
A fonte não soube precisar qual das partes em conflito controlava o posto onde a equipa foi retida.
O seu desaparecimento ocorre mais de um mês depois de outra equipa de observadores militares da OSCE ter sido capturada por rebeldes pró-Moscovo no leste da Ucrânia e detida na conturbada cidade de Slaviansk durante mais de uma semana.
Fortes combates eclodiram na segunda-feira em Donetsk, quando as forças governamentais ucranianas lançaram ataques aéreos contra os separatistas pró-russos armados que tomaram o aeroporto da cidade industrial do leste do país.
O presidente da câmara de Donetsk disse hoje que 40 pessoas foram mortas nos tiroteios, dos quais dois civis e os restantes, combatentes.