A informação é avançada pelo ministro ucraniano do interior. A saída dos combatentes pró-russos acontece depois de, sexta-feira, o líder das forças pró-russas de Slaviansk ter enviado um pedido de ajuda a Moscovo que não obteve resposta.
Corpo do artigo
Combatentes pró-russos e o seu principal líder saíram da cidade de Slaviansk, um dos bastiões dos rebeldes no sudeste da Ucrânia, anunciou hoje o ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, na sua página da rede social Facebook.
«Antes do amanhecer, os serviços de informações informaram que Igor Strelkov e uma grande parte dos combatentes fugiram de Slaviansk, semeando a confusão entre a pequena parte dos combatentes rebeldes que permanecem» na região, referiu Avakov.
Na sexta-feira, Igor Strelkov, comandante das forças pró-russas de Slaviansk e «ministro da Defesa» da «República Popular de Donetsk», enviou a Moscovo um pedido de ajuda, indicando que sem apoio russo, a cidade iria cair nas mãos das forças de Kiev.
«Entre as 08:00 e 09:00 horas da manhã, vi insurgentes deixarem Slaviansk por Kramotorsk (cidade a quinze quilómetros), eles diziam que a cidade caiu e que todos vão deixá-la», declarou na rede social Twitter Tania Lokchina, uma observadora russa da ONG Human Rights Watch na região.
O ministro do Interior ucraniano anunciou também que as forças de Kiev destruíram igualmente o quartel-general dos rebeldes pró-russos de Donetsk, situado na cidade de Artemivsk, ao sul do bastião separatista.
Avakov tinha anunciado na sexta-feira que o exército ucraniano ganhou o controlo da vila de Mikolayivka (15.000 habitantes), um subúrbio de Slaviansk, fazendo cerca de 50 prisioneiros.