Cerca de dois mil manifestantes romperam o cerco da polícia e alguns terão conseguido invadir o parlamento em Kiev onde se discute esta manhã a reforma constitucional que reduz os poderes presidenciais.
Corpo do artigo
[youtube:EWR4HmYb55c]
Há relatos de distúrbios em vários pontos de Kiev. Os mais violentos na ruas do centro da cidade, com manifestantes a atirarem pedras contra a polícia anti-motim. Há relatos de oito agentes feridos.
A meio da manhã, a oposição tinha feito um apelo ao presidente Viktor Inanukovich para que retirasse das ruas a polícia anti-motim, mas em vez de retirar, os polícias responderam aos manifestantes com balas de borracha e granadas de fumo.
Os polícias tentam evitar a invasão do parlamento e mantêm os manifestantes a cerca de 200 metros do edifício principal, mas podem ter falhado parcialmente a missão. A BBC relata que um grupo de manifestantes invadiu o edifício onde alguns deputados da oposição tentam forçar uma discussão sobre a mudança da constituição do país.
Um outro ponto quente desta manhã foi ataque com cocktails molotov e pedras de calçada contra a sede do partido que suporta o presidente Ianukovich.
O repórter da France Press contabiliza 200 a 300 manifestantes anti governamentais neste ataque, que resultou na destruição de várias janelas.
O mesmo repórter conta que alguns dos manifestantes conseguiram forçar a entrada no edifício, através da destruição da porta de uma garagem.
Com a aproximação da polícia, os manifestantes terão fugido. Durante a fuga, um carro foi incendiado e foi vista uma limusina blindada a deixar a zona.