Ucrânia: Putin conversou ao telefone com primeiro-ministro britânico e com chanceler alemã
A cada dia que passa as linhas telefónicas da diplomacia internacional estão cada vez mais ocupadas. O Kremlin faz agora saber que Vladimir Putin conversou ao telefone com o primeiro-ministro britânico, mas também com a chanceler alemã.
Corpo do artigo
O presidente russo disse a Angela Merkel que as decisões do parlamento autónomo da Crimeia respeitam a lei internacional.
Em causa está, por exemplo, a antecipação do referendo na Crimeia para saber se a população quer manter-se na Ucrânia ou se escolhe juntar-se à Rússia.
Nesta mesma conversa com a chanceler alemã, o Kremlin conta que Putin defendeu ainda que as autoridades da Crimeia estão apenas a tentar defender - legitimamente - os interesses da população da península.
Estas informações estão a ser avançadas pela agência Reuters que cita o Kremlin para afirmar que «apesar das diferenças» entre a Rússia e a Alemanha na forma como olham para a crise na Ucrânia, o certo é que Vladimir Putin e Angela Merkel concordaram que é preciso diminuir a tensão e normalizar a situação.
Quanto ao secretário de Estado britânico dos Negócios Estrangeiros, William Hague considera que a incursão russa na Crimeia é um «erro de cálculo grave».
Londres avisa que Moscovo poderá sofrer consequências económicas, se não for encontrada uma solução diplomática.