A Ucrânia rejeitou hoje a proposta russa de transformar o país numa federação, e aconselhou Moscovo a concentrar-se nos seus próprios problemas.
Corpo do artigo
«Nós gostaríamos de recomendar à Rússia que pare de fazer ultimatos a um país soberano e independente e que dedique a sua atenção à situação catastrófica das suas próprias minorias», afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano em comunicado.
O ministro russo dos Negócios Estrangeiros Serguei Lavrov, que discute hoje a crise ucraniana com o seu homólogo norte-americano, apelou hoje ao apoio do ocidente para uma proposta com vista a dar mais poder às regiões de língua russa da Ucrânia no âmbito de uma estrutura federal.
«Porque é que a Rússia não adota realmente o federalismo que está assinalado no nome do seu Estado?», questionou o ministério ucraniano referindo-se à Federação Russa.
«Porque é que não reconhece outras línguas como oficiais, além do russo, incluindo o ucraniano, que é falado por milhões de cidadãos russos», acrescenta o comunicado.
O documento considera ainda inútil a pressão russa sobre os outros países e exorta a federação russa a meter na ordem o seu país.