Três monumentos a antigos dirigentes comunistas foram deitados abaixo por desconhecidos na madrugada de hoje em Kharkiv, grande cidade industrial russófona do leste ucraniano, dias depois da adoção em Kiev de uma lei de «dessovietização» da Ucrânia.
Corpo do artigo
Um vídeo colocado na página YouTube pelo movimento pró-ucraniano de Kharkiv Nakipelo mostra um grupo de jovens mascarados a destruir duas estátuas e um busto de antigos dirigentes comunistas.
[youtube:Y4Q7a_IXX40]
Os jovens sobem a um escadote para colocar um cabo em torno dos monumentos, que depois puxam com a ajuda de uma furgoneta, fazendo cair as estátuas dos respetivos pedestais.
Agentes da polícia assistem, sem intervir, ao derrube de uma das estátuas.
Kharkiv, cidade de cerca de 1,4 milhões de habitantes, fica a cerca de 200 quilómetros das regiões separatistas pró-russas de Donetsk e Lugansk.
O presidente da Câmara de Kharkiv, o pró-russo Guennadi Kernes, considerou as ações da madrugada «vandalismo» e pediu à polícia que «explique porque permite a demolição ilegal de monumentos».
Na quinta-feira, o parlamento ucraniano aprovou uma lei que proíbe nomes e símbolos comunistas e nazis. O partido pró-russo Bloco Opositor, que tem 40 dos 450 assentos parlamentares, considerou hoje que os incidentes de Kharkiv são uma consequência direta dessa legislação.
A lei, que ainda tem de ser promulgada pelo Presidente, Petro Poroshenko, determina que as estátuas da era soviética sejam retiradas e que as ruas e praças com nomes de políticos dessa era sejam rebatizadas.