As medidas punitivas em resposta à invasão da Ucrânia atingem pela primeira vez alvos fora do território russo.
Corpo do artigo
Os 27 aprovaram, na noite desta sexta-feira, o décimo pacote de sanções na sequência da invasão da Ucrânia. Além do conjunto de medidas punitivas equivalentes vários milhares de milhões de euros de prejuízo para a economia russa, pela primeira vez vão ser listadas personalidades e empresas de um país terceiro, o Irão.
Bruxelas acredita que Moscovo terá dificuldade em encontrar alternativas ao abastecimento europeu de matérias primas para repor as perdas provocadas pela guerra.
A decisão foi anunciada pela presidência sueca da União Europeia, no final de três rondas negociais, durante os últimos três dias.
It"s one year since Russia"s brutal and illegal invasion of Ukraine.
- Swedish Presidency of the Council of the EU (@sweden2023eu) February 24, 2023
Today, the EU approved the 10th package of Russian sanctions.
The package includes e.g.:
- Tighter export restrictions regarding dual-use and technology
(1/3)
Moscovo perde o acesso à importação de materiais eletrónicos e tecnológicos, assim como a maquinaria, que antes eram enviados a partir dos países da União Europeia. Por exemplo, peças para reparação de camiões, gruas, antenas e motores a jato. Serão também incluídos na lista equipamentos civis que poderão ter utilização militar, como drones ou câmaras térmicas.
As sanções atingem também matérias primas como betume, asfalto e Borracha, que a Federação Russa deixa de poder vender à União Europeia.
Bruxelas inclui quatro novos bancos na lista de sanções, que a partir de agora também vão ser desligados do sistema internacional de pagamentos Swift. As quatro entidades juntam-se à maioria do sistema financeiro russo que já se encontra sancionado pela União Europeia.
A lista inclui ainda agentes de propaganda do Kremlin e indivíduos responsáveis pela deportação de crianças Ucranianas para território russo.
As medidas punitivas em resposta à invasão da Ucrânia atingem pela primeira vez alvos fora do território russo. Com o décimo pacote de sanções, os 27 concordaram em atingir membros da Guarda da Revolução Iraniana e um conjunto de sete entidades responsáveis por manter aberto um canal de abastecimento de equipamento de guerra à Rússia como por exemplo os drones-kamikaze, com que Kremlin tem bombardeado as cidades ucranianas,
Em conjunto com o G7, deverão ser estudadas formas de incluir o comércio de diamantes no espetro das sanções.
O pacote de sanções agora aprovado tem ainda como o objetivo de atingir pessoas e entidades que venham a ajudar a Rússia a contornar a sanções europeias.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen avisou nesta sexta-feira que Bruxelas está a emitir uma "mensagem muito clara", para a aqueles que estiverem a "importar ou a exportar produtos europeus para países terceiros", que depois os encaminham para território russo. Também vão ser "incluídos na lista" das sanções europeias.
"Incluímos nos nossos pacotes de sanções a possibilidade de listar pessoas ou entidades - mesmo de países terceiros - que estão ajudar a contornar as sanções, exportando ou importando mercadorias da União Europeia para países terceiros que depois as encaminham para a Rússia", revelou a chefe do executivo comunitário.