A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, lamentou hoje a decisão da Sérvia de não assinar um acordo proposto pela União Europeia (EU) para normalizar as suas relações com o Kosovo.
«Lamento a decisão do Governo sérvio de rejeitar as propostas e apelo a um último esforço para se chegar a um acordo», afirmou Ashton, em comunicado.
A Sérvia anunciou hoje que vai recusar o acordo proposto pela UE que visa a normalização das relações com o Kosovo e pediu a reabertura do processo de negociações com Pristina, sob o patrocínio de Bruxelas.
«O Governo da Sérvia não pode aceitar os princípios apresentados verbalmente à equipa de negociadores de Belgrado em Bruxelas, porque não garantem uma plena segurança a permanência e a proteção dos direitos humanos para os sérvios do Kosovo», declarou o primeiro-ministro sérvio, Ivica Dacic, em Belgrado, apelando para uma «reabertura urgente do diálogo sob a mediação da UE».
Também o Governo kosovar expressou hoje a sua deceção pela recusa da Sérvia, através de um comunicado.
O executivo de Pristina salientou que a proposta da EU tinha por objetivo «garantir a paz, a estabilidade e a europeização da região».
Apesar destes desenvolvimentos, os dirigentes kosovares garantiram que «continuam a acreditar que o diálogo é a única solução».