A chefe da diplomacia da UE exprimiu as condolências perante a morte de um polícia da missão europeia no Kosovo (Eulex) e afirmou que o país manterá o seu compromisso com aquele país.
Corpo do artigo
«A UE está determinada a continuar a sua participação e compromisso com o Kosovo e a seguir adiante com a sua tarefa no contexto do diálogo» entre o Kosovo e a Sérvia, disse Ashton em comunicado.
A comissária, que é mediadora entre as duas partes para que normalizem as suas relações, pediu à Sérvia e ao Kosovo que «redobrem os seus esforços» na aplicação dos acordos alcançados e para «melhorar a vida dos habitantes» do norte do Kosovo.
A alta representante europeia mostrou-se «profundamente triste» pela morte do membro da Eulex, de nacionalidade lituana segundo confirmou, e estendeu as suas condolências à família e amigos da vítima.
«Os responsáveis devem ser levados à justiça», afirmou.
O polícia morreu hoje de manhã num ataque a tiro contra o veículo em que viajava, juntamente com outros agentes da Eulex, na estrada que une a dividida cidade de Mitrovica e a localidade de Jarinje.
O incidente ocorre a semanas das eleições municipais no Kosovo, previstas para 03 de novembro, no quadro da aplicação do acordo sobre a normalização das relações entre o Kosovo e a Sérvia, aprovado em Bruxelas em abril.