Santos Silva responde a Putin dizendo que a aprovação de vacinas não depende de critérios políticos.
Corpo do artigo
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva rejeitou esta segunda-feira a críticas de Vladimir Putin, sobre o suposto posicionamento das autoridades europeias em relação à vacina russa Sputnik V.
O ministro português frisou que na Europa "não distinguimos vacinas segundo nacionalidade das empresas produtoras", mas sim "segundo a sua qualidade e a sua fiabilidade".
Santos Silva respondia a uma questão sobre as alegações do presidente russo sobre reservas das autoridades europeias, em relação à aprovação da vacina Russa Sputinik V.
TSF\audio\2021\03\noticias\22\joao_francisco_guerreiro_santos_silva_sputnik_v19h
"Não queremos forçar ninguém a fazer o que quer que seja, mas interrogo-me sobre os interesses que defendem essas pessoas: será o das empresas farmacêuticas ou o dos cidadãos europeus?", questionou Vladimir Putin, garantindo "poder dizer com segurança que as vacinas russas são absolutamente confiáveis e seguras".
"É um sucesso absoluto dos nossos cientistas e especialistas", frisou Vladimir Putin, com isso criticando a União Europeia, que se debate com a escassez de doses para imunizar a sua população.
Porém, o ministro Augusto Santos Silva afirma que as decisões sobre vacinas, na Europa estão dependentes de critérios de natureza técnica, em matéria de segurança e eficácia.
"Não somos nós os políticos, nem são os corpos ou as instâncias políticas de decisão da União Europeia que decidimos que vacinas são suficientemente fiáveis e suficientemente eficazes e suficientemente seguras para serem aplicadas na União Europeia", disse Santos Silva, lembrando que quem decide é a Agência Europeia do Medicamento. (...) uma instância técnica [e] por critérios puramente técnicos".
"Das três vacinas que são produzidas na Rússia, que foram descobertas e desenvolvidas por laboratórios e empresas russos, uma delas, a Sputnik V, - acho que é assim que se diz - já foi apresentada à Agência Europeia do Medicamento para procurar obter uma certificação, e esse processo técnico está em curso", afirmou.
13486852
13487211