A União Europeia suspendeu hoje a ajuda - de 125 milhões de euros -, aos agricultores atingidos pelo embargo imposto pela Rússia à fruta e vegetais europeus, considerando que os pedidos de ajuda eram «duvidosos», especialmente os da Polónia.
Corpo do artigo
No mês passado, a Comissão Europeia (CE) anunciou uma série de medidas de emergência para apoiar os agricultores atingidos pela suspensão das importações russas de fruta e vegetais da UE como retaliação contra as sanções aplicadas à Rússia pela União Europeia, devido ao alegado apoio russo aos rebeldes ucranianos.
A Comissão Europeia afirmou hoje, em comunicado, que suspendeu o programa de ajuda devido a «pedidos de ajuda duvidosos» e afirmou que irá introduzir um «esquema mais direcionado» dentro de dias.
A decisão de não distribuir o pacote de 125 milhões de euros deveu-se, segundo a CE, a «exigências desproporcionadas em que os pedidos referentes a determinados produtos são várias vezes superiores ao valor médio da totalidade das exportações da UE para a Rússia».