Vulcão está a expelir lava e a projetar rochas vulcânicas até às aldeias vizinhas.
Corpo do artigo
Um dos vulcões mais ativos na Papua Nova Guiné, o Manam, entrou em erupção, projetando rochas vulcânicas até aldeias próximas, informaram esta terça-feira as autoridades.
A Ilha Manam é um cone vulcânico que se eleva a mais de 1.800 metros no mar de Bismarck, a norte da ilha principal da Papua Nova Guiné.
Uma das últimas grandes erupções ocorreu a novembro de 2004 e obrigou a retirar nove mil pessoas. O vulcão começou a expelir fumo e cinzas em dezembro.
Terramotos registados perto de Manam desencadearam o alerta na segunda-feira e a erupção começou logo depois, indicou o Observatório de Vulcanologia de Rabaul.
Esta erupção tem origem na cratera principal e a lava flui para um vale próximo, com projeções intermitentes de pedras vulcânicas para as aldeias vizinhas, segundo a página na Internet Loop PNG, que cita o Observatório.
Localizada no ponto de encontro de duas placas tectónicas, a Papua Nova Guiné está a registar uma intensa atividade vulcânica.
O jornal The National noticia que alguns dos moradores de Manam retirados há 15 anos voltaram à ilha, apesar dos riscos, devido a problemas de adaptação nos locais onde foram então reinstalados.