Isilda Gomes estreia-se na presidência de uma das comissões do Comité Europeu das Regiões.
Corpo do artigo
A presidente socialista da câmara de Portimão é a primeira mulher portuguesa a dirigir uma das seis comissões especializada do Comité das Regiões, um órgão que junta autarcas e dirigentes regionais dos 27 países membros da União Europeia.
TSF\audio\2022\10\noticias\04\nao_apagar_isilda_gomes_3_primeira_mulher
Isilda Gomes acredita que o comité das regiões pode fazer a diferença em muitas políticas que são elaboradas em Bruxelas.
No comité das regiões, a maior parte dos membros são dirigentes regionais, porque a generalidade dos países já está regionalizado.
TSF\audio\2022\10\noticias\04\nao_apagar_isilda_gomes_2_nat
Em Portugal, ainda estamos na fase de descentralização dos poderes do estado central para as autarquias, mas a autarca de Portimão considera que é inevitável avançar para a criação de regiões.
TSF\audio\2022\10\noticias\04\nao_apagar_isilda_gomes_6_descentralizacao
Isilda Gomes foi eleita presidente da comissão de Recursos Naturais (NAT) e vai desempenhar o cargo nos próximos dois anos e meio.
A comissão trata de temas relacionados como o desenvolvimento rural, a saúde, a agricultura, a silvicultura, as pescas, a proteção civil, a defesa do consumidor e o turismo.
A primeira reunião realiza-se esta quarta-feira, em Bruxelas, e vai discutir propostas relacionadas com a informação geográfica, a segurança alimentar e pequenas zonas rurais.