A operação "Pilumnus" envolveu 36 unidades de polícia, mais 236 elementos especializados em 38 províncias.
Corpo do artigo
A polícia espanhola deteve, na quinta-feira, 102 pessoas por posse e distribuição de pornografia infantil através da internet, numa grande operação realizada em 38 províncias, anunciou hoje, em Madrid, a Guarda Civil.
Esta força de segurança espanhola de natureza militar também confiscou cerca de 450 mil arquivos - fotografias e vídeos - que, de forma explícita, mostravam abusos sexuais a menores, desde bebés a crianças de 14 anos.
Os responsáveis pela operação "Pilumnus" (deus protetor das crianças na mitologia romana) deram, esta sexta-feira, uma conferência de imprensa em que explicaram a intervenção das 36 unidades da Policia Judicial e a participação de 136 agentes especializados em delitos tecnológicos e na proteção de menores e mais 200 de apoio.
Segundo as declarações dos responsáveis da Guarda Civil citadas pela agência Efe, nalguns arquivos apreendidos podiam ver-se cenas com elevada violência sexual sobre menores, tendo sido até ao momento identificadas dez vítimas desses abusos.
A operação teve lugar em toda a Espanha, com a Andaluzia e a Catalunha a serem as comunidades autónomas com o maior número de detidos.