Uma criança morta e duas gravemente feridas após tiroteio em escola finlandesa. Autor do ataque tem 13 anos
As autoridades pediram aos residentes para que se afastem do perímetro da escola.
Corpo do artigo
A polícia finlandesa deu conta, esta terça-feira de manhã, de um tiroteio junto a uma escola em Vantaa, a norte da capital Helsínquia. Na sequência do ataque, uma criança de 12 anos morreu e duas ficaram gravemente feridas. De acordo com a Reuters foram mobilizados dezenas de agentes para o local. O suspeito, entretanto detido pelas autoridades, é também menor de idade, com 13 anos.
"Hoje, depois das 9h00, ocorreu um incidente de tiroteio numa escola em que um aluno do sexto ano, um estudante da escola, morreu", disse Ilkka Koskimaki, chefe do departamento de polícia de Uusimaa Oriental, numa conferência de imprensa, acrescentando que duas outras pessoas ficaram "gravemente feridas".
As autoridades pediram aos residentes para que se afastem do perímetro da escola e permaneçam em casa e não abram as portas a pessoas estranhas.
"Há feridos no tiroteio. O suspeito está sob custódia policial", informou a polícia, que foi enviada para o local cerca das 09h08 locais (07h08 em Lisboa).
O estabelecimento onde ocorreu o tiroteio é uma escola primária, frequentada diariamente por cerca de 800 alunos e onde trabalham 90 pessoas. A vice-diretora de educação e formação de Vantaa, Katri Kalske, informou que já foi convocado um gabinete de crise e explicou que qualquer atualização sobre o incidente é da responsabilidade da polícia, segundo noticiou o canal finlandês Yle.
Notícia atualizada às 11h27