O atual primeiro ministro da Nova Zelândia já tinha dito que defende uma nova bandeira para o país. Agora anuncia que, se for eleito, fará um referendo para a escolha da bandeira.
Corpo do artigo
Em setembro há legislativas na Nova Zelândia e John Key prometeu que, se for eleito, irá propor um referendo para promover a troca de bandeira.
A bandeira atual da Nova Zelândia tem no canto superior esquerdo a "Union Jack" britânica, e os que, como Key querem mudança, pretendem apagar o passado colonial, suscitando uma nova identidade do país.
O primeiro-ministro quer uma bandeira «que distinga a Nova Zelândia, uma bandeira que seja identificada imediatamente pelos neozelandeses e com os neozelandeses».
Segundo a agência EFE, Key prefere uma bandeira preta com uma folha de feto (samambaia) de cor prata, que já é o símbolo das equipas nacionais de críquete e râguebi, além de aparecer em moedas.
Há alguns meses Key tinha dito que pretendia uma mudança, «mas sei que não haverá unanimidade», dando como exemplo o Canadá que adoptou a folha de plátano como símbolo nacional.