Todos os Estados-membros da União Europeia já deram luz verde ao empréstimo intercalar à Grécia. Sete mil milhões de euros chegam a Atenas segunda-feira, a tempo de impedir um novo incumprimento.
Corpo do artigo
Em conferência de imprensa, o vice-presidente da Comissão responsável pelo euro, Valdis Dombrovskis, confirmou um "acordo sobre o financiamento-ponte para a Grécia, baseado no empréstimo do EFSM (Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira)", no qual participam os 28 Estados-membros da União Europeia.
[twitter:622034632284983296]
No final da conferência de imprensa, um porta-voz do executivo comunitário precisou que o acordo foi formalmente "fechado" enquanto o comissário se dirigia aos jornalistas na sala de imprensa do executivo comunitário.
"Este acordo aprovado pelos 28 evita um incumprimento imediato da Grécia e significa que 7,16 mil milhões de euros chegarão à Grécia a tempo, na segunda-feira", indicou Dombrovskis, sublinhando que as autoridades gregas poderão honrar assim os pagamentos que têm que efetuar na próxima semana, ao Banco Central Europeu (BCE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).