Apesar da decisão dos Estados Unidos, Bruxelas vai continuar a cumprir o acordo nuclear.
Corpo do artigo
A União Europeia vai manter o acordo nuclear com o Irão e assegura que não vai aplicar sanções ao país.
Uma garantia que surge depois do presidente norte-americano ter anunciado a decisão de abandonar o acordo assinado em 2015. Este pacto levantava as sanções ao Irão.
Os estados-membros da União Europeia vêm agora garantir numa declaração conjunta que, apesar dessa decisão, para a Europa tudo ficará como antes.
"Enquanto o Irão continuar a cumprir os seus compromissos no nuclear, a União Europeia continuará comprometida com a implementação total e efetiva do acordo nuclear", lê-se na declaração.
Os 28 reforçam que "o levantamento das sanções é uma parte essencial do acordo" e asseguram que a União está empenhada na continuação do cumprimento do acordo.
França já tinha afirmado que o acordo continua vivo. Em entrevista à rádio RTL, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros reafirmou a convicção de que o acordo está a ser cumprido pelo Irão e que a sua continuidade é essencial para a estabilidade na região. Jean-Yves Le Drian avisa que existe um "risco real de confrontos" na sequência da decisão norte-americana.
O ministro anunciou ainda que o presidente francês vai falar ainda esta quarta-feira com o presidente iraniano Hassan Rohani. Na próxima semana, os chefes da diplomacia de França, Alemanha e Reino Unido vão encontrar-se com representantes do Irão para debater os próximos passos a dar e tentar salvar o acordo rasgado por Donald Trump.