A organização sublinha que "a situação está a deteriorar-se a cada segundo e as crianças continuam a pagar o preço mais alto pela violência".
Corpo do artigo
A UNICEF Portugal lançou esta sexta-feira um apelo de ajuda humanitária urgente para as crianças vítimas da crise de Gaza, onde milhares de crianças foram mortas e feridas, esperando-se que estes números aumentem nas próximas horas e dias.
"A UNICEF está em Gaza e precisa com urgência de poder reforçar a capacidade de distribuição de bens vitais e ajuda humanitária, para poder realizar a missão que lhe foi confiada", refere um comunicado distribuído pela Unicef Portugal.
Esta organização das Nações Unidas sublinha que "a situação está a deteriorar-se a cada segundo e as crianças continuam a pagar o preço mais alto pela violência".
Por esta razão, a UNICEF Portugal apela aos donativos, fundamentais na resposta a esta emergência.
"A morte e a devastação assolam as ruas de Gaza, com casas, escolas e hospitais destruídos, levando a deslocações internas em massa. As crianças e as famílias estão a ficar sem comida, água, eletricidade, medicamentos e acesso seguro a hospitais, após dias de conflito armado e ao corte de todas as vias de abastecimento", indica a organização.
Para James Elder, porta-voz da UNICEF, "a situação humanitária atingiu níveis catastróficos e ainda assim todos os relatórios apontam para mais ataques. Em todas as guerras, os que mais sofrem são as crianças".
A UNICEF refere que, em colaboração com os seus parceiros, está no terreno na Faixa de Gaza, a fornecer ajuda humanitária imediata, incluindo o acesso a água segura, comida, material médico, combustível e apoio de saúde mental e psicossocial, de forma a atender às necessidades críticas das crianças e famílias afetadas.