A sondagem à saída das urnas revela que o ator e candidato à Presidência da Ucrânia teve mais de 70% dos votos. Poroshenko já assumiu a derrota.
Corpo do artigo
Volodymyr Zelenskiy venceu a segunda ronda das eleições presidenciais ucranianas com 73% dos votos contra 25% de Poroshenko.
De acordo com a Reuters, a primeira sondagem à boca das urnas dá uma vitória esmagadora para o comediante, que saltou da ficção, onde representou o papel de um professor que se torna Presidente, para a realidade.
O protagonista da série 'Servos do Povo' é, assim, o novo chefe de Estado da Ucrânia, numa altura em que a população 'castigou' o atual Presidente pelos inúmeros casos de corrupção e pelo estado em que está o país.
O atual Presidente já reconheceu a derrota na segunda ronda de eleições, segundo avança a agência Reuters.
O humorista e estreante na política, Volodymyr Zelensky, apontado como o grande vencedor das presidenciais ucranianas nas sondagens à boca das urnas, prometeu aos seus concidadãos na sua primeira declaração que "jamais" os deixará cair.
"Prometo que jamais vos deixarei cair", declarou perante os seus apoiantes reunidos no quartel-geral da campanha, numa altura em que as sondagens à boca das urnas lhe dão 73% dos votos contra os 25% do seu rival e atual presidente, Petro Poroshenko.
"Uma última coisa: enquanto ainda não sou oficialmente presidente, posso dizer a todos os países do espaço pós-soviético, enquanto cidadão ucraniano: Olhem para nós! Tudo é possível", concluiu Zelensky.
LER MAIS:
- Do pequeno ecrã para a cadeira do poder. Novo Presidente da Ucrânia é um comediante