Seif Eldin Mustafa, foi ouvido esta quarta-feira em tribunal, e afirmou que o desvio do avião foi uma tentativa desesperada para ver a mulher e os filhos.
Corpo do artigo
Seif Eldin Mustafa, o homem acusado de sequestrar um avião da Egyptair, vai ficar detido e pode ser acusado de pirataria do ar, sequestro e "comportamento ameaçador".
Após ser interrogado, fez um "v" de vitória para os jornalistas, quando abandonava o tribunal num veículo policial, depois da audiência.
Ontem desviou um avião que fazia a ligação entre Alexandria e o Cairo, no Egito, para Larnaca, no Chipre. Momentos antes de se render perguntou aos polícias: "Quando alguém não vê a sua família durante 24 anos e quer ver a mulher e os filhos, e o governo egípcio não o permite, o que se deve fazer?".
A comunicação social egípcia conta que Seif Eldin Mustafa, de 59 anos, é lembrado no seu antigo bairro como um homem "problemático" e de "poucas palavras".
De acordo com o testemunho de vários vizinhos a mulher, cipriota, regressou ao país de origem, com os filhos, e sem o consentimento do pai. Os vizinhos afirmam que já imaginavam que o homem pudesse fazer algo assim para estar com a família.
Um tribunal cipriota ordenou esta quarta-feira a detenção provisória, por oito dias, do egípcio.
Estes oito dias vão permitir à polícia investigar o desvio do Airbus A320, que teve um desfecho sem incidentes para os 55 passageiros e tripulantes, libertados sãos e salvos.