Uma vaga de atentados no Iraque causou, na quinta-feira, a morte a pelo menos 93 pessoas, refere um novo balanço de vítimas divulgado hoje por responsáveis locais citados por agências internacionais.
Corpo do artigo
Os atentados começaram ao início do dia no norte do Iraque e culminaram perto da meia-noite com a explosão de bombas junto a mercados, restaurantes e geladarias em vários bairros de Bagdad.
Segundo o balanço divulgado hoje, o ataque mais mortífero provocou 21 mortos quando um carro armadilhado explodiu junto a uma geladaria no bairro de Zafaraniyah, de população predominantemente xiita.
Outra explosão de um veículo armadilhado provocou 14 mortos no bairro de Sadr City, uma zona pobre e também de maioria xiita na capital iraquiana.
A vaga de atentados, que não foi ainda reivindicada, começou com várias explosões na cidade de Kirkuk, no norte do Iraque.
Desde o início de agosto, oito meses depois da retirada do Iraque das tropas dos Estados Unidos, mais de 190 pessoas já morreram em atentados no país.
As autoridades iraquianas estão a aumentar medidas de segurança na aproximação à festividade do Eid al-Fitr, que no fim de semana marca o fim do mês do Ramadão.