Alguns dos bens do cientista Stephen Hawking vão ser leiloados. Desde a cadeira de rodas à tese de doutoramento, passando por um dos casacos preferidos do cientista.
Corpo do artigo
A venda foi anunciada, esta segunda-feira, pela casa de leilão Christies. O leilão irá decorrer online, de 31 de outubro a 8 de novembro.
A leilão vão artigos como a tese de doutoramento de sobre a origem do universo, a sua icónica cadeira de rodas, vários dos prémios que ganhou e até um guião da série "The Simpsons", na qual o cientista apareceu enquanto figura animada.
Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), quando tinha apenas 22 anos, os médicos deram-lhe apenas alguns anos de vida, mas Hawking contrariou todos os diagnósticos, morrendo apenas em março deste ano, aos 76 anos.
Vão a leilão cinco cópias da tese de doutoramento do cientista inglês, "Properties of Expanding Universes", que concluiu na Universidade de Cambridge, em 1965 - cada um valor estimado de 100.000 a 150.000 libras (aproximadamente, de 113.000 a 170.000 euros).
A Christies afirma que a assinatura da tese, feita à mão por Hawking, mostra uma letra tremida, vislumbrando parte da história pessoal do cientista.
A doença acabou por deixá-lo paralisado, sendo obrigado a comunicar através de um computador gerador de voz e a mover-se através de uma cadeira de rodas de alta tecnologia - com a qual, uma vez, pisou o Príncipe Carlos de Inglaterra,a firmando depois que desejava ter pisado era a antiga primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher.
O objeto estará também incluído no leque de bens do cientistas vendidos neste leilão, pelo preço estimado de 10.000 a 15.000 libras (aproximadamente, de 11.300 a 17.000 euros). Os lucros da venda irão reverter a favor da Stephen Hawking Foundation, que faz investigação nas áreas da Física, Astrofísica e Cosmologia, e da Motor Neurone Disease Association, que apoia pessoas com doenças motoras neurológicas.
A filha do cientista, Lucy Hawking, afirmou que o leilão "permite aos admiradores [de Hawking] terem a oportunidade de adquirem uma recordação do trabalho extraordinário" que o cientista desenvolveu ao longo da vida.
Os filhos de Stephen Hawking pretendem ainda que o arquivo científico do pai - que inclui trabalhos de Isaac Newton, Charles Darwin and Albert Einstein - seja doado ao Estado. Para já, o arquivo vai estar em exposição em Londres, a partir de 30 de outubro.