Correu o país e o mundo a certidão de nascimento falsa feita por um marido só para assustar a mulher. No entanto, o Brasil tem nomes muito mais incríveis. Só no futebol!
Corpo do artigo
Vaineymar dos Santos Veloso Batista nasceu no dia 13 de junho, véspera do início do Mundial, no Rio de Janeiro, dizia a certidão de nascimento que o pai, Rafael, mostrou à mãe, Fernanda, ainda na maternidade. Fernanda quase matou o marido e exigiu que ele trocasse imediatamente a certidão por uma com o nome combinado, Antonio, sem acento, como é comum no Brasil.
Foi tal a reação que Rafael sentiu-se na obrigação de dizer logo ali que era "uma mentirinha". Ele tinha pedido uma certidão falsa no registo para se rir às custas de Fernanda.
Dias depois, gémeos nascidos à hora dos golos do Brasil com a Costa Rica quase se chamaram Antoneymar e Arthur Coutinho para homenagear os autores Neymar e Phelippe Coutinho. A ideia, dos avós, voltou a esbarrar na intransigência da filha deles e mãe de Antonio e Arthur.
Menos sorte teve Tospericargerja Torres, hoje um respeitado técnico de laboratório em Manaus, nascido em 1971. O seu nome é a conjugação das primeiras sílabas dos principais jogadores da seleção brasileira campeã do mundo em 70 - Tostão, Pelé, Rivellino, Carlos Alberto, Gerson e Jairzinho. "Quando digo o nome as pessoas acham que é homenagem a alguma tribo índia", conta o próprio Tospericargerja.
Os jornalistas desportivos brasileiros, entretanto, temem o dia em que o melhor marcador das categorias jovens do Corinthians chegar a profissional. Chama-se Petroswickonicowick Wandeckerkof Silva Santos. E o irmão é o craque da equipa de futsal Pollywanowick Wandeckerkof. Os outros irmãos, Pollyana Navratilova, Pollystheyvison Wandeckerkof e Polloscovick Wanderkerkof, por sorte, não praticam desporto.
A ideia dos nomes surgiu do pai, José Silva Santos, um homem talvez traumatizado por ter nascido com o nome e apelidos mais comuns no Brasil (e em Portugal) na certidão de nascimento.
O correspondente da TSF no Brasil, João Almeida Moreira, assina todas as quintas-feiras no site da TSF a crónica Acontece no Brasil.