Valência cria cinco grupos de trabalho para ultrapassar "o pior momento da história" da região
As cheias que atingiram a zona de Valência já fizeram mais de 200 mortos
Corpo do artigo
A Generalidade Valenciana anunciou este sábado a criação de cinco grupos de trabalho para ultrapassar a tragédia que se abateu sobre o país espanhol.
Estes grupos foram criados para tratar, não só, da segurança, mas também a Saúde, devido ao perigo epidemiológico. Outro grupo de trabalho urgente vai tratar das infraestruturas para recuperar a rede de transportes, enquanto outro toma conta dos serviços sociais e da habitação, nomeadamente, pedindo à banca a suspensão do pagamento das hipotecas.
O anúncio foi feito esta noite por Carlos Mazón, o líder do conjunto de instituições de autogoverno de Valência, que sublinhou que este é "o pior momento da história" do município espanhol e prometeu "chegar a todos os sítios".
A Câmara de Comércio de Valência revelou que este sábado que as estimativas apontam para que cerca de 4 500 empresas da província tenham sofrido danos com as cheias. Cerca 1 800 destes estabelecimentos terão ficado mesmo destruídos.
Carlos Mazón pede igualmente a ativação do fundo de solidariedade europeu e lamenta os roubos e as pilhagens, que "estão a aumentar a insegurança" sentida na região.
As cheias que atingiram a zona de Valência já fizeram mais de 200 mortos. Estão também muitas pessoas desaparecidas. A família real espanhola vai visitar, este domingo, a zona afetada pelas cheias.
A notícia está a ser avançada pelo Valencia Plaza, citando várias fontes do Palácio da Zarzuela.
O rei Filipe VI e a rainha Letizia vão juntar-se a Pedro Sanchéz, chefe do Governo espanhol, e ao presidente da Generalitat Valenciana, Carlos Mazón.
Várias regiões de Espanha, entre as quais a Comunidade Valenciana, no leste do país, estão desde terça-feira sob a influência de uma “depressão isolada em níveis altos”, um fenómeno meteorológico conhecido como DANA, em espanhol, e como DINA, em português.
O fenómeno causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos de Espanha, sobretudo na costa do Mediterrâneo, provocando prejuízos avultados.