Luíz Eduardo Soares, autor dos livros que originaram o filme "Tropa de Elite", receia que a provável vitória de Bolsonaro traga uma escalada da violência.
Corpo do artigo
Luíz Eduardo Soares, escritor e académico, autor dos livros que originaram o filme "Tropa de Elite", teme que a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições brasileiras motive violência política séria e um retrocesso democrático no país.
TSF\audio\2018\10\noticias\26\ricardo_alexandre_entrevista_luiz_eduardo_soares_banho_de_sangue_manha1
Além disso, nota, o mais provável é que a violência comece antes da tomada posse de Bolsonaro, logo depois da própria vitória.
"Há uma autorização para a violência, ainda que tácita, por parte de grupos que apoiam Bolsonaro", nomeadamente milícias, grupos militares e paramilitares, que já atuam ilegalmente com "ameaças, linchamentos e brutalidades desse tipo Brasil fora".
Aquilo a que Luíz Eduardo Soares apelida ironicamente de "brigadas patrióticas Jair Bolsonaro" já se estão a mobilizar. E as mais afetadas serão as favelas.
Chegar a um estado de sítio é uma questão de tempo e será esse o primeiro passo para um "fechamento político" e "interrupção do processo democrático", alerta.
As próximas eleições no Brasil, daqui a quatro anos, podem acontecer fora de um ambiente livre e democrático. Ou não acontecer de todo.