Uma grua caída na linha terá estado na origem do acidente.
Corpo do artigo
O descarrilamento de um comboio com 50 pessoas a bordo provocou esta madrugada pelo menos um morto e 30 feridos no sul dos Países Baixos, informaram os serviços de emergência. O acidente ocorreu na região de Voorschoten, Leiden, uma pequena cidade localizada no sul dos Países Baixos entre Haia e Amesterdão.
Na sequência do descarrilamento, uma das composições incendiou-se e os feridos foram socorridas pelas autoridades, que mobilizaram centenas de meios para o local, incluindo um helicóptero.
O alerta foi dado às 3h30 locais (01h30, em Lisboa).
1643073343262711808
Uma grua caída na linha terá estado na origem do acidente. Com a colisão, a parte frontal de uma das composições soltou-se e descarrilou, tendo sido projetada, sublinha agência neerlandesa ANP, citada pela Reuters.
Contactado pela TSF, o Ministério dos Negócios Estrangeiros está em contacto com as autoridades neerlandesas para apurar se há cidadãos portugueses entre as vítimas.
1643077887044493314
"Terrível acidente"
O primeiro-ministro neerlandês, Mark Rutte, já lamentou o acidente. "O meu pensamento está com as vítimas e as suas famílias. Desejo-lhe o melhor", escreveu o governante numa publicação no Twitter.
Já o CEO da companhia que gere as ferrovias nos Países Baixos também já reagiu. Citado pela agência France-Presse, John Voppen considera que hoje "é um dia negro para os caminhos-de-ferro" do país.
O acidente deixou a linha ferroviária sem condições para operar com normalidade, obrigando à suspensão da circulação ferroviária local e também dos serviços internacionais, entre Amesterdão, Bruxelas e Paris.
O executivo dos Países Baixos garante que o acidente será investigado para perceber o que esteve na origem do descarrilamento.
Notícia atualizada às 12h50