
Região montanhosa de Graubünden, no leste da Suíça
DR/Sky News
O descarrilamento de um comboio, com 200 passageiros a bordo, hoje no leste da Suíça, terá sido provocado por um deslizamento de terras. Não há mortos, mas pelo menos 11 pessoas ficaram feridas.
Corpo do artigo
«Seguiam cerca de duas centenas de passageiros no comboio. Os paramédicos estão a tratar os passageiros que estão em choque», indica um comunicado da polícia regional.
As autoridades informam que pelo menos 11 pessoas ficaram feridas, 5 das quais com gravidade, no acidente e que cerca de 100 passageiros, sem ferimentos, já conseguiram sair do comboio da companhia ferroviária Rhaetischen Bahn, que tinha saído da estância turística de St. Moritz e se dirigia para a cidade de Chur.
O comboio descarrilou perto de Tiefencastel, no cantão de Graubünden, o maior da Suíça, onde um quinto do território está ocupado por floresta.
[youtube:u8zhK_q2h2A]
O acidente, causado por um deslizamento de terras, aconteceu numa encosta da montanha à qual só se consegue ter acesso a pé, o que, juntamente com a chuva forte que se faz sentir na zona, está a dificultar as operações de socorro.
«As operações de salvamento e evacuação estão em curso» e quatro helicópteros-ambulância foram mobilizados para o local, segundo o comunicado da polícia.
Miraculosamente, nenhuma das três carruagens que descarrilaram caiu na ravina, tendo uma ficado suspensa na ferrovia e a outra sido parada por um conjunto de árvores. As restantes cinco carruagens continuam na via.
«O comboio fez uma paragem de emergência no meio de nenhures. Corremos todos para a parte de trás da carruagem, para aí colocarmos todo o nosso peso, para que não caísse no abismo», contou o passageiro Stevens Bockor, citado pelo sítio de notícias suíço 20Minuten.
O sistema ferroviário suíço é tido como um dos mais seguros do mundo, mas este acidente acontece dois dias depois de três pessoas terem morrido depois de a carrinha onde seguiam ter sido atropelada por um comboio.