Zlatan Ibrahimovic é uma estrela do relvado e o jogador favorito dos 12 jovens tailandeses, que sobreviveram a 17 dias de prisão numa gruta. E declarou-lhes: "Esta é provavelmente a melhor equipa do mundo".
Corpo do artigo
Passaram quase quatro meses desde o dia em que 12 rapazes e o seu treinador entraram numa gruta da Tailândia, após um jogo de futebol, com o intuito de visitar o local. As chuvas acabaram por surpreendê-los e não conseguiram voltar a sair da gruta. Seguiram-se buscas e um resgate acompanhado pelo mundo. Literalmente. Todos acabaram por sair da gruta sãos e salvos.
Agora, esta equipa de futebol, os 12 sobreviventes e o seu treinador, estiveram no programa da Ellen DeGeneres, onde partilharam os momentos vividos dentro da gruta, os pormenores que os fizeram manter-se vivos e tranquilos, até ao momento em que foram encontrados.
"Decidimos entrar para ficar apenas uma hora, mas precisámos de mais tempo." Como muitos dos jovens não conheciam a gruta Tham Luang, aproveitaram para explorar o local. Na altura em que quiseram sair, perceberam que "nível da água tinha aumentado", o que os deixou presos no interior.
Durante a entrevista no programa televisivo, os medos e as inquietações da equipa de futebol vieram à conversa. Como conseguiram sobreviver durante tantos dias, em condições extremamente adversas? "Tivemos sempre esperança", começaram por dizer, recordando que, na altura, "pensaram que se não conseguissem sair, alguém tinha de os ir buscar".
A meditação foi fundamental para que a equipa mantivesse a calma, sendo que foi o treinador a ensinar os jovens a fazê-lo, já dentro da caverna. Ekkapol foi monge budista antes de ter abandonado o templo para tratar da avó, e foi essa ferramenta que lhe permitiu ajudar os jovens a manterem a calma e o controlo da situação.
"O treinador disse-nos que nos podíamos manter mais calmos se orássemos e meditassemos. Ele ensinou-nos que quando estamos mais calmos conseguimos raciocinar melhor e descobrir o que deve ser feito", contaram os jovens.
Ekkapol acrescentou que enquanto se está a meditar "conserva-se energia", o que naquele caso era essencial para que os jovens se mantivessem saudáveis, principalmente porque não tinham comida na gruta.
Agora que estão recuperados, os jovens revelaram que pretendem ser jogadores de futebol, mas não esquecem a necessidade de uma boa educação e de bons trabalhos para assegurarem um bom futuro.
O momento surpreendente em que os jovens conheceram o seu ídolo
Para o final da entrevista ficou a melhor surpresa da noite. Para além de camisolas personalizadas oferecidas pelos Los Angeles Galaxy, o momento alto foi mesmo quando Ellen DeGeneres perguntou quem era o jogador favorito dos jovens tailandeses. "Zlatan Ibrahimovic", ouviu-se em uníssono.
"Era bom conhecê-lo?", perguntou a apresentadora, seguido de um "Entra, Zlatan!". E o jogador sueco entrou em cena, surpreendendo os jovens convidados e a plateia do programa.
"Eu achei que era corajoso, mas esta equipa é muito mais do que eu. Demonstraram trabalho coletivo, paciência e fé. Esta é provavelmente a melhor equipa do mundo", afirmou a estrela dos relavdos, Zlatan Ibrahimovic.
https://www.youtube.com/watch?v=LFcdVSlrv44