
Foto: Ronald Pena R/EPA
O plano também permitirá que o regresso dos venezuelanos "retidos" em outros países
Corpo do artigo
A Venezuela terá pronto um plano para garantir a saída de quem quiser deixar o país. A informação está a ser avançada pela Rádio Caracol, da Colômbia, uma rádio considerada de referência na América Latina.
Segundo a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, citada pela Caracol, estará em marcha um "plano especial" para o regresso dos venezuelanos "retidos" em outros países. O plano também permitirá a saída dos estrangeiros que pretendam abandonar a Venezuela. Não foram adiantados mais detalhes.
A rádio acrescenta que Delcy Rodríguez fez o anúncio na noite deste sábado, tendo acusado a Nobel da Paz, María Corina Machado, de estar por detrás do aviso de Donald Trump. "O Governo dos EUA está a obedecer ao pedido de María Corina Machado para tentar bloquear o espaço aéreo venezuelano", disse a vice-presidente, citada pela Rádio Caracol.
No sábado, o Presidente dos Estados Unidos afirmou que o espaço aéreo da Venezuela deve ser considerado "totalmente fechado". Por sua vez, a Venezuela condenou a mensagem do Donald Trump, classificando-a como uma "ameaça colonialista".
A declaração de Trump surge numa altura em que os Estados Unidos intensificam a pressão sobre a Venezuela com um grande destacamento militar nas Caraíbas, incluindo o maior porta-aviões do mundo, e admitem ataques terrestres no território venezuelano na luta contra os cartéis de droga.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou no sábado que acompanha em permanência a situação na Venezuela através do Governo, reafirmando preocupação com o momento complicado que vive a comunidade portuguesa.
"Tenho acompanhado através do Governo, permanentemente, sobretudo do senhor ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, tudo o que está a ser feito para prever os vários cenários possíveis e ter soluções", afirmou.
Questionado sobre quais eram os cenários a que se referia, o chefe de Estado retorquiu que não lhe cabia falar disso.
