
Maduro anuncia dia "feriado" para poupar energia
REUTERS / Marco Bello
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje que o setor público e privado do país paralisarão na segunda-feira, 18 de abril, em mais uma medida para poupar energia elétrica.
Corpo do artigo
"Estou decretando a segunda-feira 18 de abril como dia não trabalhável e também não haverá aulas", disse Maduro durante uma reunião no palácio presidencial de Miraflores em Caracas.
Por outro, lado explicou que a paralisação faz parte de uma série de medidas orientadas a evitar "que a Venezuela entre num duro racionamento" de energia elétrica, num país afetado pelo fenómeno meteorológico "El Niño".
O "El Niño" converteu-se "num fenómeno extremo" e "se normalmente trazia seca e calor, desta vez trouxe o dobro da seca", frisou.
A 6 de abril, o Presidente da Venezuela anunciou que a administração pública reduziria o horário de atendimento ao público, passando a funcionar apenas até às 13:00, e decretou as sextas-feiras como dia não trabalhável, até o próximo mês de junho.
Com o anúncio de hoje os funcionários da administração pública venezuelana retomarão as atividades na próxima quarta-feira, 20 de abril, uma vez que na terça-feira é feriado.
Em março, o Presidente da Venezuela suspendeu as atividades do país entre 19 e 27 de março, coincidindo com a época da Páscoa. A medida teve como propósito poupar energia e água.