Autoridades classificam o Otis como um furacão de categoria 5, a máxima.
Corpo do artigo
O furacão Otis chegou esta quarta-feira ao México. Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA, citado pela agência de notícias France-Presse, a cidade de Acapulco, na costa do Pacífico, foi a primeira a ser atingida.
"As imagens de satélite indicam que o Otis atingiu a costa perto de Acapulco por volta das 06h25 GMT (07h25 em Lisboa)", referiu o NHC, confirmando que o Otis ganhou força e tornou-se num furacão de categoria 5, a máxima, com ventos superiores a 265 quilómetros por hora.
WATCH: Conditions worsening in Acapulco, Mexico as Category 5 Hurricane Otis moves ashore pic.twitter.com/qIcJKJxD4U
- BNO News (@BNONews) October 25, 2023
Às 09h00 GMT (10h00 em Lisboa) as autoridades baixaram a categoria do furação Otis para 4, deixando o alerta: "Apesar do enfraquecimento, o fenómeno vai trazer nas próximas horas vento extremamente forte e chuva capaz de levar a inundações e deslizamentos de terra."
Numa mensagem na rede social X (antigo Twitter), o Presidente mexicano, Andrés Lopez, pede para que as pessoas se protejam e fiquem em locais seguros.
Atento aviso a toda la población de la Costa Grande de Guerrero:
- Andrés Manuel (@lopezobrador_) October 25, 2023
De acuerdo con la información disponible se pronostica que el huracán Otis entrará al territorio con categoría 5 entre Acapulco y Tecpan de Galeana de las 4 a las 6 de la mañana.
Están en marcha el Plan... pic.twitter.com/PrTRWHwrfl
O exército e a marinha do México enviaram mais de oito mil soldados para a região com equipamento especializado para ajudar em eventuais operações de resgate.
As autoridades encerraram as escolas e fecharam o porto de Acapulco, onde normalmente se fixam cerca de 300 barcos de pesca.
A chegada de Otis acontece poucos dias depois de o furacão Norma ter atingido o extremo sul da península da Baixa Califórnia, no norte do México.
No Atlântico, o furacão Tammy continuou a mover-se para nordeste sobre mar aberto com ventos de 140 quilómetros por hora, depois de passar pelas Pequenas Antilhas no fim de semana.
O Tammy encontra-se a cerca de 915 quilómetros ao sul-sudeste das Bermudas. De acordo com o NHC, espera-se que a tempestade se transforme num poderoso ciclone até a quinta-feira.
Notícia atualizada às 11h11