"Isto significa que não vou pronunciar-me sobre o trabalho da Comissão nas próximas semanas", afirma Margrethe Vestager.
Corpo do artigo
A vice-presidente executiva da Comissão Europeia responsável pela pasta da Concorrência, Margrethe Vestager, anunciou esta terça-feira que vai tirar uma licença sem vencimento para concentrar esforços na candidatura ao Banco Europeu do Investimento (BEI).
"A partir de hoje sou oficialmente candidata à presidência do BEI, por isso, vou tirar uma licença sem vencimento na Comissão Europeia para me concentrar na candidatura. Isto significa que não vou pronunciar-me sobre o trabalho da Comissão nas próximas semanas", disse a vice-presidente executiva responsável pela pasta Uma Europa Preparada para a Era Digital através de uma publicação na rede social Twitter.
As of today, I am officially a candidate for the presidency of the #EuropeanInvestmentBank. I am taking leave from the @EU_Commission to focus on my candidacy until the appointment is made. @EIB pic.twitter.com/RDiqHrpbhn
- Margrethe Vestager (@vestager) September 5, 2023
O anúncio desta licença sem vencimento, para se focar na candidatura ao cargo, surge um dia depois de o grupo parlamentar de Vestager no Parlamento Europeu ter manifestado apoio a esta concorrente.
Além de Vestager, concorre ao cargo a vice-presidente e ministra dos Assuntos Económicos, Nadia Calviño.
Cabe agora aos ministros das finanças da UE - incluindo o português, Fernando Medina - chegar a um consenso sobre um nome na reunião informal que decorre em Santiago de Compostela, em Espanha, em meados de setembro.
O objetivo é ter alguém escolhido para entrar em funções quando o atual presidente do BEI, Werner Hoyer, deixar o cargo no final do ano.
O BEI é a instituição financeira da UE, suportando financeiramente projetos dentro e fora do espaço comunitário alinhados com as prioridades europeias. É detido pelos Estados-membros e o seu Conselho de Governadores é composto pelos ministros das Finanças dos 27.
Notícia atualizada às 19h06