Vice-presidente da Comissão Europeia acredita na manutenção da Grécia na Zona Euro
Valdis Dombromvskis considera que a estabilidade da moeda única não está em causa e há espaço para manter a Grécia na zona euro.
Corpo do artigo
Acredita que ainda é possível uma solução para que a Grécia se mantenha como um país da zona euro, mas o vice-presidente da Comissão antecipa dias difíceis no país: "O referendo seguramente que tornou as coisas mais complicadas."
Valdis Dombrovskis considera que Alexis Tsipras conseguiu uma vitória a prazo. "Haverá muitos poucos vencedores nesta situação, porque o resultado NÂO, no referendo torna as possibilidades de um acordo mais complicadas."
O comissário para o euro lembrou ainda que a decisão para a restruturação da dívida grega foi tomada em 2012, mas estava dependente da conclusão bem sucedida do programa de assistência: "Infelizmente o programa do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira não foi terminado com sucesso. Foi deixado incompleto. Por isso, essa oferta já não está mais em cima da mesa, tal como o programa antigo também não está mais em cima da mesa." Mesmo neste cenário Dombrovkis entende que é possível manter a Grécia no euro."É possível encontrar uma solução, mesmo nesta situação muito complicada."
O comissário diz que Bruxelas está preparada para reabrir as negociações com Atenas e procurar um acordo mas espera pelo mandato dos ministros das finanças da zona euro.