O vice-presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou que as classe média do país tinha sido enterrada nos últimos quatro anos, precisamente o mandato de Barack Obama.
Corpo do artigo
«Como se pode justificar o aumento dos impostos para uma classe média que foi enterrada nos últimos quatro anos?», questionou na terça-feira Joe Biden perante mais de um milhar de apoiantes numa ação de campanha em Charlotte, Carolina do Norte.
[youtube:nlvqqNG4hr8]
O vice-presidente não esperou muito tempo para receber uma resposta do lado republicano: «Obrigado, vice-presidente Biden», replicou o assessor do candidato Mitt Romney, John Sununu numa entrevista telefónica posterior.
«Pela primeira vez em muito tempo tens razão. A classe média norte-americana foi enterrada sob as políticas falhadas do presidente Obama», afirmou o assessor.
John Sununu, ex-governandor de Nova Hampshire, assegurou também que o comentário de Joe Biden «estabelece as bases» para o primeiro dos debates presidenciais que terá lugar hoje em Denver, no Colorado.
Mas as reações ao comentário de Joe Biden não se fizeram esperar também do lado democrata, defendendo o que dizem ser um discurso recorrente do vice-presidente.
«Outro dia, outro ataque desesperado e fora de contexto da campanha de Romney», afirmou o porta-voz da campanha democrata, Lis Smith.
O mesmo responsável acrescentou que o vice-presidente «afirma o mesmo todos os anos e disse que a classe média foi castigada pelas políticas faqlhadas de George W. Bush que tiveram um impacto negativo na economia pelo que um voto em Mitt Romney e Paul Ruyan é o regresso a essas políticas falhadas».