O vice-presidente da Síria apareceu este domingo em público, em Damasco, pela primeira vez desde há um mês e depois de vários rumores de que teria desertado e fugido do país.
Corpo do artigo
Farouq al- Sharaa participou numa reunião com o presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Exterior do Parlamento iraniano, Alaedin Bruyerdi, que também se encontrou com o presidente sírio, Bachar al Assad, segundo imagens transmitidas pela televisão síria.
A 18 de agosto, o gabinete do vice-presidente disse que al-Sharaa continuava no seu posto e não tinha intensão de abandonar a Síria, depois de se publicarem notícias de que estaria na Jordânia.
Apesar deste desmentido, os rumores não acalmaram e a oposição síria afirmava que o "número dois" do regime de Al Assad estava em prisão domiciliária.
A agência oficial síria, Sana, informou no sábado que estava a ser enviado um falso correio eletrónico aos meios de comunicação em seu nome a anunciar a deserção de al-Sharaa.
A visita de Bruyerdi à capital síria volta a destacar o apoio de Teerão ao regime de Damasco, apesar de a Síria estar cada dia mais violenta.