Há 200 pessoas na Líbia que é necessário resgatar, porque estão a ser torturadas. É um sequestro em massa visível num vídeo que está a preocupar a Organização Internacional das Migrações.
Corpo do artigo
TSF\audio\2017\06\noticias\16\joana_carvalho_reis_16h
O vídeo mostra muitas pessoas sentadas no chão numa sala pequena. Foi publicado há uma semana por um jornalista que recebeu uma chamada de vídeo dos raptores e decidiu gravá-la.
Ao longo de meia hora, o telefone vai passando de mão em mão entre as vítimas - homens, mulheres e também crianças. Contam que foram sequestrados, fechados neste espaço e torturados.
Há relatos de braços partidos e dentes arrancados. Dizem que não têm comida. Um dos homens conta que está ali há já um ano. Todos os dias é espancado. A Organização Internacional de Migrações revela que os sequestradores têm enviado vídeos às famílias onde mostram cenas de tortura e pedem um resgate.
Em comunicado o chefe da missão na Líbia adianta que estão a trabalhar com todos os parceiros no país para tentar localizar e resgatar os migrantes capturados. A organização lembra que na região são comuns os casos de migrantes sequestrados por redes criminosas.
Viajam do Corno de África e são intercetados na chegada à Líbia, depois de atravessarem a fronteira do Sudão.