Estes exercícios militares ao largo da costa vietnamita estão relacionados com a disputa de dois arquipélagos entre o Vietname e a China.
Corpo do artigo
O Vietname iniciou, esta segunda-feira, exercícios militares com tiros reais no mar da China Meridional numa altura em que se acentuam as tensões entre este país e a China por causa de dois arquipélagos disputados por Hanói e Pequim.
Segundo um oficial vietnamita, citado pela AFP, a marinha do Vietname disparou tiros reais durante cerca de quatro horas perto da ilha de Hon Ong, a cerca de 250 quílómetros das ilhas Paracels e a mil das Spratleys, disputados pelos dois países.
«Um exercício militar está previsto para a tarde no mesmo local mas com métodos diferentes», acrescentou este militar, que a coberto do anonimato, indicou que este exercício não vai envolver o disparo de mísseis.
A mais recente crise entre os dois países começou quando Hanoi acusou Pequim de ter «violado» a sua soberania na região, depois de um navio vietnamita ter ficado danificado pela acção de barcos chineses.
Os EUA já se mostraram «incomodados» por esta situação e apelaram a uma solução «pacífica» da questão, ao passo que Pequim decidiu não reagir a estes exercícios militares anunciados na sexta-feira.