Von der Leyen recebe Zelensky em Bruxelas e acompanha Presidente ucraniano na reunião com Trump na Casa Branca
Vários líderes europeus também vão participar na reunião com o Presidente dos Estados Unidos na segunda-feira, em Washington
Corpo do artigo
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou este domingo viajará, tal como vários líderes europeus, para a Casa Branca na segunda-feira, juntamente com o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky.
"A pedido do Presidente Zelensky, participarei na reunião com o Presidente Trump e outros líderes europeus na Casa Branca amanhã [segunda-feira]", escreveu Ursula von der Leyen na rede social X.
Volodymyr Zelensky estará em Bruxelas, na Bélgica, na tarde deste domingo, para participar de uma videoconferência dos aliados europeus da Ucrânia sobre o acordo de paz defendido por Donald Trump após o seu encontro com Vladimir Putin, anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
"Esta tarde receberei Volodymyr Zelensky em Bruxelas", divulgou a presidente da Comissão Europeia numa publicação na rede social X.
Será a primeira visita à Casa Branca do líder ucraniano desde o encontro falhado no final de fevereiro, quando Trump e Zelensky mantiveram uma discussão tensa na Sala Oval, e, desta vez, chega com a sombra do fim do isolamento diplomático de Putin.
Entre os líderes europeus que já confirmaram a presença no encontro de segunda-feira, na Casa Branca, nos Estados Unidos, contam-se o Presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Friedrich Merz, bem como o secretário-geral da NATO, Mark Rutte.
O encontro de sexta-feira entre os líderes dos Estados Unidos e da Rússia, no qual Putin foi recebido com uma passadeira vermelha, terminou sem um acordo de cessar-fogo, como pretendia Trump, que no dia seguinte, no sábado, já veio defender a obtenção de um acordo de paz para terminar a guerra iniciada pela invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.
