Voos cancelados, rajadas de vento com valor recorde e mais de 500 mil casas sem energia: tempestade Eowyn chega à Irlanda
Os efeitos colaterais da tempestade Eowyn também vão fazer-se sentir em Portugal continental a partir desta sexta-feira e até sábado
Corpo do artigo
Um sistema frontal associado à depressão Eowyn, que está a afetar o Reino Unido, levou ao cancelamento de todos os voos de Lisboa para a capital irlandesa, Dublin, com as rajadas de vento a atingirem um valor histórico. Há ainda registo de mais de 560 mil casas sem energia na Irlanda.
De acordo com a informação disponível no site da ANA-Aeroportos de Portugal, surgem cancelados pelo menos quatro voos provenientes de Dublin para Lisboa e três em sentido contrário, até ao inicio da tarde. Há também um voo cancelado de Lisboa para Londres.
A Irlanda, Escócia e outras partes do Reino Unido foram colocadas na quinta-feira em "alerta vermelho" devido à aproximação da tempestade Eowyn, com as agências meteorológicas nacionais a avisarem que os ventos podem atingir mais de 130 km/h esta sexta-feira. As autoridades pediram aos residentes que fiquem em casa.
Esta sexta-feira, já foram cancelados vários voos de e para os aeroportos de Glasgow, Edimburgo e Dublin, sendo que nesta cidade irlandesa, ao todo, foram canceladas 220 ligações entre partidas e chegadas.
A tempestade Eowyn começou a atingir a Irlanda com ventos recorde, com rajadas de 183 quilómetros por hora (km/h), perto de Galway, na costa oeste do país. O recorde anterior de vento (182 km/h) remonta a 1945 na Irlanda, informou a agência meteorológica nacional.
Em declarações à Sky News, Keith Leonoard, o coordenador para as emergências na Irlanda avisa que esta é uma das tempestades mais severas de sempre a atingir o país.
Além dos aeroportos, também os operadores ferroviários suspenderam as viagens em toda a Irlanda e Escócia. Esta é a primeira vez que é acionado o aviso vermelho na Irlanda.
Eowyn é o nome atribuído pela MET Office (Serviço Meteorológico do Reino Unido) a uma depressão centrada a oeste/sudoeste das ilhas Britânicas.
Os efeitos colaterais da tempestade Eowyn também vão fazer-se sentir em Portugal continental a partir desta sexta-feira e até sábado, prevendo-se chuva, vento e agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Também Espanha deverá ser afetada esta sexta-feira com a chegada da frente atlântica associada à tempestade Éowyn com chuva no oeste da Galiza, que deverá estender-se a outras regiões da península e serão acompanhadas por fortes ventos com rajadas muito fortes.
